As escolas da Rede Municipal de Ensino de Iguape estão utilizando a tecnologia de ponta PlayTable – Mesa Interativa Digital, uma plataforma de jogos e aplicativos baseada em uma mesa interativa e multidisciplinar, onde as crianças brincam, jogam, exploram, experimentam, se expressam e convivem juntas. A Prefeitura adquiriu 81 mesas interativas digitais, ao custo […]
As escolas da Rede Municipal de Ensino de Iguape estão utilizando a tecnologia de ponta PlayTable – Mesa Interativa Digital, uma plataforma de jogos e aplicativos baseada em uma mesa interativa e multidisciplinar, onde as crianças brincam, jogam, exploram, experimentam, se expressam e convivem juntas. A Prefeitura adquiriu 81 mesas interativas digitais, ao custo unitário de 22,9 mil, que foram distribuídas em todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Este recurso pedagógico tecnológico é uma solução prática e acessível para o aprendizado coletivo, potencializando, por exemplo, a contextualização de palavras e atos, como na relação interativa entre os jogos e o meio que vive; os desenvolvimentos de habilidades, na medida que o estudante observa e constrói conteúdo com a prática e a realidade em que se aplica. São diversos conteúdos educativos, com jogos, aplicativos para atividades diversas, além de livros digitais e clipes musicais baseados na ludopedagogia, que permitem a realização de mais de 700 atividades pedagógicas alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com essa ferramenta, os professores podem elaborar planos de aula com jogos e aplicativos tornando o aprendizado mais divertido com aulas que se tornam mais desafiadoras e interessantes, pois este recurso tecnológico dinamiza o aprendizado na resolução de problemas. Em janeiro deste ano, 60 professores da rede municipal de ensino, multiplicadores nas suas escolas junto de seus coordenadores, participaram da formação no prédio UNIVESP desenvolvida pela Coordenadora Pedagógica da Playmove (Blumenau/SC), Prof.ª Tatiana Salete Almeida e a Consultora Pedagógica da ADONAI (São Paulo), Prof.ª Ana Cristina Paula do Amaral Ribeiro. A capacitação promoveu a parte teórica e um momento de prática em grupos que alcançando, em um clique, diversos recursos para elaboração de diferentes estratégias para o plano de aula, otimizando o aprendizado. Os estudantes público-alvo da Educação Especial também estão sendo beneficiados com a essa tecnologia, pois há recursos alicerçados na fonoaudiologia e desenvolvidos para crianças com autismo, síndrome de Down, limitações motoras, mudas e outros.