Nos dias 16 e 17 de março, as escolas do ensino fundamental da rede municipal de ensino da Prefeitura de Iguape realizaram as avaliações municipais em Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 5º ano, elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação, embasadas no currículo oficial do Estado de São Paulo e Base Nacional Comum […]
Nos dias 16 e 17 de março, as escolas do ensino fundamental da rede municipal de ensino da Prefeitura de Iguape realizaram as avaliações municipais em Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 5º ano, elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação, embasadas no currículo oficial do Estado de São Paulo e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O resultado destas avaliações municipais nesses dois eixos do conhecimento será ferramenta de estudo pedagógico para reestruturação das ações em sala de aula que motivem e recuperem, em Matemática, as estratégias de resolução de problemas, o registro das respostas e soluções e ampliação do repertório matemático; e, em Língua Portuguesa, as habilidades do uso funcional do repertório linguístico para a participação do estudante em práticas de linguagem como leitura, escrita e produção textual. Na primeira quinzena de fevereiro, os estudantes passaram por uma sondagem realizada pelos professores regentes de sala, e aqueles que apresentaram dificuldade nas atividades aplicadas estão participando do projeto de recuperação intensiva no contraturno, conforme Decreto Municipal nº 3.048 de 03 de março de 2023. A investigação avaliativa é parceira do professor. Ela mostra a qualidade de aprendizagem, fator que possibilita considerar se já foi atingida, ou não, a qualidade de ensino desejada e, para isso, é preciso investir mais no processo de ensino-aprendizagem para resultados positivos. O estudante está no centro do processo de aprendizagem e desempenha um papel ativo na construção do seu conhecimento. Neste sentido, em todas as atividades pedagógicas há a intencionalidade pedagógica que permite ao professor atribuir sentido à sua ação, sabendo o que, para quem, como e quando deve propor cada atividade, garantindo condições necessárias para que aconteça aprendizagem significativa para a vida do estudante.