As escolas municipais de 2º e 5º ano passarão pela avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB que será realizada no mês de novembro deste ano. O SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um […]
As escolas municipais de 2º e 5º ano passarão pela avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB que será realizada no mês de novembro deste ano. O SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um panorama da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho escolar do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública, o SAEB permite que as escolas e as redes municipais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. Realizada desde 1990, a edição de 2019 marca o início de um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para preparar as escolas para essa avaliação, a Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação da secretária adjunta municipal de Educação, professora Mirian Fischer, realizou nos meses de março e abril, o reestudo destas matrizes, sendo a de Matemática enfatizada e detalhada com os professores do 5º Ano às segundas-feiras (13,20,27/03 e 10/4); com os do 2º Ano, às terças-feiras (14,21,27/03 e 11/04). As atividades ocorreram, em horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), às 18 horas. Em um destes estudos, houve a participação do professor Janderson Matias Ribeiro, do 5º Ano da EM Professora Zely Alves Fortes, que fez a revisão sobre álgebra nestes segmentos esclarecendo dúvidas das equipes, e nos outros encontros, as apresentações de práticas pedagógicas enfatizaram as habilidades elencadas na matriz SAEB de matemática, permitindo o compartilhar experiências e a aprendizagem colaborativa, momentos propícios para ampliar conhecimentos. A Prefeitura de Iguape realiza, ainda, o SAEIG – Sistema de Avaliação Educacional de Iguape no início e no final do ano letivo, avalições estas, elaboradas pela secretaria municipal de Educação (tendo como referência as habilidades do 1º e do 4º bimestre em Língua Portuguesa e Matemática do Currículo Oficial Paulista/BNCC), que planilha os dados coletados nestas avaliações de 1º ao 5º ano para elencar as habilidades com baixo rendimento e estudá-las com a equipe pedagógica das escolas. Tais resultados, são utilizados como parâmetros de observação e ação pedagógica durante o ano letivo para os ajustes que se façam necessários em sala de aula, além de desenvolver o projeto de recuperação intensiva aos estudantes com desempenho abaixo do básico para seu segmento, na busca do avanço da aprendizagem dos estudantes e a elevação nos índices de desempenho em avaliações externas nacionais.