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17 MAI 2023
NOTÍCIAS
PESQUISA: O COMPROMETIMENTO DAS FAMÍLIAS COM A VIDA ESCOLAR DOS ESTUDANTES
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No início do mês de maio, no dia 5, a equipe da secretaria de Educação da Prefeitura de Iguape aplicou uma pesquisa, nos períodos da manhã e da tarde, para estudantes dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino, com o objetivo de medir o vínculo das famílias com a escola de […]
No início do mês de maio, no dia 5, a equipe da secretaria de Educação da Prefeitura de Iguape aplicou uma pesquisa, nos períodos da manhã e da tarde, para estudantes dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino, com o objetivo de medir o vínculo das famílias com a escola de seus filhos e o seu grau de valorização da educação. Participaram aproximadamente 650 estudantes de sete unidades escolares, sendo 78% da zona urbana (ZU) e 22% da zona rural (ZR). Os documentos não tiveram nenhum tipo de identificação. Nas respostas, constata-se que 57% na ZU e 43% na ZR têm o hábito de verificar o caderno dos filhos durante a semana e, quando questionados se alguém da família pergunta “como foi seu dia na escola”, apenas 14% da ZR e 9% da ZU responderam “não”, evidenciando a preocupação das famílias quanto ao que seus filhos fizeram na escola, sendo um ponto positivo na relação escola-família. Todas as escolas municipais encaminham convites para a reunião de pais, e isto foi apontado no registro de 96% do total de participantes. Quanto à participação de algum responsável nessas reuniões, o resultado da pesquisa identificou que há maior participação na zona rural (90%) do que na zona urbana, com 87%. Principais motivos de ausência: 8% (ZR) e 11% (ZU), “falta de interesse”; 57% (ZU) e 77 (ZR), “trabalho”; 13% “mora longe da escola”; 15% (ZR) não têm com quem deixar os filhos”; 1% “problemas de saúde”. Quanto ao incentivo que os filhos recebem de sua família sobre a importância do estudo na vida, o resultado teve igual peso entre os dois setores: 97% responderam “sim” e apenas 3% “não”, evidenciando o quanto a educação é considerada pelas famílias dos estudantes. Para confirmar, foi solicitado que os estudantes registrassem uma frase que ouvem de seus responsáveis, expressando a importância da escola; as frases com sentido próximos e mais registradas foram: “Se você não estudar, como vai ser seu futuro?” “Estude para você poder, no futuro, ter um bom emprego.” “Estudar para não ir para o caminho ruim.” “Se você não estudar, você vai sofrer lá na frente.” “Estudar para ter um futuro brilhante.” O levantamento de informações nesta pesquisa tem por objetivo a orientação da equipe escolar com sugestões de atividades para aumentar a participação das famílias nas escolas; promover igualdade de oportunidades na educação, pois famílias mais engajadas tendem a ser mais conscientes da importância da educação e a investir mais na formação dos seus filhos. Famílias e escolas, atuando de forma conjunta, são fundamentais para o desenvolvimento pleno da criança e pilares imprescindíveis para o bom desempenho escolar.
Autor: Erika Oishi