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21 MAI 2025
EDUCAÇÃO
SALA SENSORIAL DE ACOLHIMENTO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
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Na tarde de terça-feira, 13 de maio, o prefeito de Iguape, acompanhado pelo Secretário Municipal de Educação, reuniu-se com diretores, coordenadores, professores e mães de alunos na Escola Municipal ‘Professor Benedito Rosa Carneiro’ para inaugurar a Sala Sensorial de Acolhimento, a primeira criada pela Prefeitura. Além dessa, a previsão é de, em breve, outras duas salas estarem disponíveis nas escolas municipais Profª Amância Alves Muniz e Profª Zely Alves Fortes, ambas no bairro do Rocio.

 
Na tarde de terça-feira, 13 de maio, o prefeito de Iguape, acompanhado pelo Secretário Municipal de Educação, reuniu-se com diretores, coordenadores, professores e mães de alunos na Escola Municipal ‘Professor Benedito Rosa Carneiro’ para inaugurar a Sala Sensorial de Acolhimento, a primeira criada pela Prefeitura. Além dessa, a previsão é de, em breve, outras duas salas estarem disponíveis nas escolas municipais Profª Amância Alves Muniz e Profª Zely Alves Fortes, ambas no bairro do Rocio.
 
A Sala foi preparada pela Prefeitura de Iguape para promover cada vez mais a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências no espaço escolar, oferecendo diversos benefícios para o desenvolvimento e bem estar dos alunos. Um olhar dedicado à educação especial, com idealização e atuação da coordenadora do Centro Inclusivo Municipal - CIM.
 
O objetivo da Sala Sensorial de Acolhimento é ainda promover um espaço aconchegante, projetado para proporcionar estímulos sensoriais controlados, visando regular as emoções e relaxamento, além de potencializar a criatividade, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, a comunicação e socialização dessas crianças atípicas.
 
Assim, quando houver alguma desregulação em sala de aula, seja por sobrecarga sensorial, frustração, mudanças na rotina, dificuldades em expressar emoções ou qualquer outro motivo, o estudante poderá contar com esse ambiente, com brinquedos e recursos pedagógicos, para regular suas emoções, comportamentos e sensações, e, logo que possível, retornar à sala de
aula.
 
A médio prazo, a proposta inovadora da equipe envolvida no projeto é criar salas como essa em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.