Na noite de quinta-feira (06/06) no espaço do histórico Sobrado dos Toledos, na região Central de Iguape foi realizada uma formação para professores da Rede Municipal de Ensino, fruto do Programa ‘Alfabetiza Juntos SP’, em regime de colaboração entre o Governo do Estado de São Paulo e municípios.
Na noite de quinta-feira (06/06) no espaço do histórico Sobrado dos Toledos, na região Central de Iguape foi realizada uma formação para professores da Rede Municipal de Ensino, fruto do Programa ‘Alfabetiza Juntos SP’, em regime de colaboração entre o Governo do Estado de São Paulo e municípios.
Em seu Módulo 2, o programa é oferecido aos professores alfabetizadores de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Foi desenvolvido com a equipe do Polo 12 em Santos no dia 07 de maio e multiplicado com vinte e oito docentes e sete professoras de apoio pedagógico da rede municipal de ensino da Prefeitura de Iguape,
Nesta formação com a articuladora e formadora do programa no município de Iguape, a secretária adjunta municipal de Educação, professora Mirian Fischer, foi desenvolvida a ementa formativa com o tema “Diagnóstico: Avaliação a serviço do planejamento”, e teve como principais objetivos: apreciar situações de leitura que contribuem para a formação de leitores; analisar dados das sondagens de leitura e de escrita identificando as necessidades de aprendizagem dos estudantes, e fomentar a consolidação das Leis 10.639/08 e 11.645/08, quanto à valorização das diversidades como referencial para uma sociedade efetivamente equânime e democrática.
Na abertura do encontro em Iguape, houve a apresentação de alguns objetos feitos por indígenas do povo Guarani de aldeias localizadas no município, para dar início aos estudos do componente “Conhecimento Estético e Literário”. Foi realizada a apresentação e a leitura compartilhada do livro infantil “KUNUMI GUARANI”, do autor indígena Wera Jeguaka Mirim (de etnia Guarani Mbyá), uma pílula ERER (Educação para Relações Étnico-Raciais) como reflexão sobre o professor enquanto formador de leitores, e assim ampliar as possibilidades e a intencionalidade pedagógica dentro do momento literário em suas salas de aula.
Em grupos, com os estudos do material relacionado ao componente “Relações entre a Teoria e a Prática, os docentes fizeram análises de sondagens e níveis das escritas de registros de estudantes e relacionaram os níveis do perfil leitor, dentro do quadro já estabelecido na Avaliação de Fluência Leitora, aplicada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com os estudantes do 2º Ano. Foi um momento de troca de experiências e de reflexão sobre a importância do conhecimento das hipóteses de escrita, dos instrumentos e estratégias de acompanhamento da aprendizagem em escrita e leitura na rede de ensino e sua importância na construção do plano de ação para o acompanhamento das aprendizagens no processo de alfabetização.
Para encerramento, mais uma pílula ERER: foi apresentado o Daruma, considerado pela cultura japonesa um amuleto para o sucesso, que se reergue não importa quantas vezes vá ao chão, e um vídeo com apresentação do TAIKO, o tambor japonês; instrumento que expressa diferentes sentimentos em quatro princípios: atitude, técnica, forma e energia; um momento motivacional para os participantes nesta formação.