Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Iguape - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Notícias
JUL
11
11 JUL 2019
NOTÍCIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
receba notícias
Conforme o calendário escolar 2019, realizaram-se nos dias 1º, 02 e 03 de julho as formações continuadas de aproximadamente 300 profissionais da educação municipal, entre professores, diretores, vices, coordenadores e supervisores de ensino, com o objetivo de auxiliar os docentes com estudos e reflexões sobre as práticas pedagógicas que assegurem uma efetiva aprendizagem. Seguindo cronograma […]
Conforme o calendário escolar 2019, realizaram-se nos dias 1º, 02 e 03 de julho as formações continuadas de aproximadamente 300 profissionais da educação municipal, entre professores, diretores, vices, coordenadores e supervisores de ensino, com o objetivo de auxiliar os docentes com estudos e reflexões sobre as práticas pedagógicas que assegurem uma efetiva aprendizagem. Seguindo cronograma elaborado pela equipe pedagógica do departamento de Educação da Prefeitura Municipal, no primeiro dia foi debatido um balanço do semestre, avaliando o que foi feito e estabelecendo novas metas. Já no dia 02, na Escola Municipal Vaz Caminha e separados de acordo com o ano letivo lecionado, os educadores do 1º ao 5º ano participaram de seminários sobre a habilidade do cérebro em adquirir uma informação, interpretá-la e tomar decisões; o desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula em língua portuguesa e matemática; os objetivos da aprendizagem em língua oral e escrita, em língua portuguesa e matemática; o desafio de promover a aprendizagem e a avaliação significativa em língua portuguesa e matemática; e, por último, como estimular o prazer pela leitura e ampliar o repertório linguístico. Por fim, no último dia, educadores de creches, jardins, arte, língua inglesa, educação física e gestores de escolas (diretor, vice e coordenador), também separados de acordo com seus focos de trabalho, receberam instruções teóricas e práticas sobre aprendizado; leitura em sala de aula e as diferentes possibilidades de ouvir em língua portuguesa e matemática; a importância da psicomotricidade no processo da aprendizagem; a importância e o compromisso do gestor escolar com a educação especial, hoje e no futuro; reflexões em torno do ensino da arte e os temas transversais; o ensino e a aprendizagem de Inglês: o real e o Ideal e, finalizando, jogos e danças da matriz africana e indígena, patinação adaptada para quadra, práticas corporais de aventura, rúgbi e hoquey adaptado para quadra. As formações foram realizadas, em parte, pelos profissionais do Sistema Gênese – Brasil Cultural, que fornece as apostilas para as escolas municipais, e, ademais, pela professora Janete Florindo, da cidade de Juquiá, responsável pela excelente formação dos professores de educação física. Todos os formadores detêm diversas graduações e especializações, além de trabalhos publicados. O Município vem oferecendo formação continuada durante todo o ano, em diferentes modalidades, apoiando o trabalho do professor na sala de aula e promovendo a atualização dos mesmos, de forma a proporcionar uma visão ampla de suas práticas em sala de aula e assim contribuir para a melhoria das deficiências existentes na aprendizagem dos alunos. \
Autor: Larry Carvalho