Na última sexta-feira, 5 de dezembro, a equipe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Iguape recebeu, em São Paulo, duas premiações da Divisão Estadual de Tuberculose, que teve como indicador a cura de casos novos maior ou igual a 85% e avaliação de contatos maior ou igual a 70%. Iguape é o único município do Vale do Ribeira a receber as duas premiações.
O Prêmio Estadual de Controle da Tuberculose é uma forma de reconhecimento oficial do Governo do Estado aos municípios que apresentam desempenho excepcional nas ações de vigilância e controle da doença. A premiação, concedida anualmente, valoriza o empenho dos municípios e incentiva a melhoria contínua das ações de saúde pública, contribuindo para a redução da incidência da tuberculose.
Esse prêmio é fruto do comprometimento e das ações conjuntas de diversos setores da saúde — Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e Pronto Atendimento - e demonstra que, unindo esforços, é possível oferecer uma assistência de maior qualidade à população e fortalecer o combate à doença.
Neste início do mês de dezembro, a equipe da Prefeitura participou de alguns eventos: Fórum Estadual de HIV/AIDS: “Compromisso com a Eliminação da AIDS como Problema de Saúde Pública até 2030”; Fórum Estadual da Tuberculose e Simpósio Vigilância em Movimento, este realizado em São Paulo.