Na quinta-feira, 16 de outubro, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) executado no Centro de Convivência do Idoso (CCI) — Equipamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social — recebeu importantes visitas da coordenadora do Programa São Paulo Amigo do Idoso (SPAI/SEDS), Daniele Ribeiro da Silva); da pesquisadora da UNESP Araraquara, Gislaine de Miranda Quaglio; e da Chefe de Seção de Supervisão e Avaliação da Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) Vale do Ribeira, Vanessa Peres.
O objetivo da visita foi conhecer, in loco, o serviço socioassistencial desenvolvido com os idosos do município. Durante o encontro, a coordenadora Daniele Ribeiro destacou que o Estado está mapeando experiências exitosas para compor um material de referência, e que a Universidade poderá contribuir na sistematização e divulgação dessas boas práticas em nível nacional e internacional.
Em todo o Estado, serão selecionados 26 serviços de referência, sendo um por cada Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS). No caso da DRADS Vale do Ribeira, o serviço executado no CCI de Iguape foi o escolhido para representar a região — um reconhecimento ao trabalho desenvolvido e à dedicação da equipe local.
As visitantes puderam conversar com os idosos, que relataram a importância das atividades e do convívio diário proporcionado pelo serviço. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social também apresentou detalhes sobre as parcerias, custos e novas propostas em andamento.
Como parte da ação, foram encaminhados questionários de pesquisa que servirão de base para o estudo do Programa São Paulo Amigo do Idoso, contribuindo para o fortalecimento e aprimoramento do serviço em Iguape.