13 MAI 2024
PROGRAMA ‘ALFABETIZA JUNTOS SP’ NA REDE MUNICIPAL DE IGUAPE
Na última quarta-feira (08/05), na Escola Municipal Vaz Caminha, foi desenvolvido o módulo 1: “Ser docente alfabetizador: entre o ensinar, aprender e avaliar” do Programa ‘Alfabetiza Juntos São Paulo’, com o objetivo de integrar nas ações pedagógicas do professor a educação integral e analisar a prática de sala de aula e situações pedagógicas, a partir de estudo de caso. Participaram 42 educadores.

O município de Iguape está inscrito neste programa e as formações presenciais para os professores de 1º e de 2º Ano e professoras coordenadoras, serão em HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), sob a responsabilidade da formadora e articuladora municipal Prof. Me. Mirian Fischer, que participa destas formações no Polo 12, em Santos, com a equipe estadual. O Professor Rodolfo Barris está responsável pelo acompanhamento na plataforma AVA-EFAPE na carga horária de formação à distância.

Serão estudos divididos em 07 módulos (42h presenciais) e 54 horas remotas no AVA-EFAPE com formadores da SEDUC-SP (Secretaria de Educação - SP), oportunizando ampliação de conhecimento sobre alfabetização, sendo de grande valia para professores e para a Secretaria de Educação, pois haverá momentos de reflexão sobre habilidades prioritárias neste processo, além de possibilitar a revitalização das práticas docentes.

O Programa ‘Alfabetiza Juntos São Paulo’, foi instituído após análises dos resultados da Avaliação da Fluência Leitora no 2º Ano e ao compromisso Estadual com a alfabetização, formalizado pelo Decreto nº 68.335 de 20 fevereiro de 2024, em Regime de Colaboração entre o governo do Estado de São Paulo e seus municípios em parceria com a UNDIME-SP e parceiros da sociedade civil para formação continuada de professores alfabetizadores.