07 MAI 2024
PREFEITURA RECOLHE 10 TONELADAS DE OBJETOS INSERVÍVEIS E REDUZ CASOS DE DENGUE
Durante 19 dias intensos do mês de abril, equipes formadas por agentes de controle de vetor, agentes comunitários de saúde, colaboradores da Frente de Trabalho, coordenadores, diretores de diversos setores da Prefeitura e voluntário - totalizando em torno de 180 pessoas - visitaram residências e comércios, orientaram moradores e fizeram a vistoria dos quintais e áreas abertas das propriedades, em busca de objetos acumuladores de água limpa, eliminando criadouro ao mosquito Aedes aegypt.

Durante 19 dias intensos do mês de abril, equipes formadas por agentes de controle de vetor, agentes comunitários de saúde, colaboradores da Frente de Trabalho, coordenadores, diretores de diversos setores da Prefeitura e voluntários visitaram residências e comércios, orientaram moradores e fizeram a vistoria dos quintais e áreas abertas das propriedades, em busca de objetos acumuladores de água limpa, eliminando criadouro ao mosquito Aedes aegypt.

No período entre 1º e 26 de abril as equipes coletaram cerca de 10 toneladas de material inservível e entulho retirados dos comércios e residências, transportados para descarte em caminhões que, somados, resultaram em 150 viagens (caminhões).

A campanha que recebeu o nome de Arrastão “Dengue Não” foi realizada pela Prefeitura de Iguape e consistiu em reduzir os casos da doença no município. E esse objetivo foi alcançado. O total de casos positivos caiu de 983, em março, para 582, em abril e, nos seis primeiros dias do mês de maio, apenas 35 pessoas positivaram para dengue.

O levantamento de casos, através do teste rápido, é feito diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde. O mês de março começou com 33 casos positivos diários e encerrou com 25 casos, totalizando 983 casos confirmados de dengue. Em abril, os casos positivos passaram a cair. No dia 1º eram 31 pessoas com o diagnóstico de dengue confirmado, mas no final do mês, no dia 30, apenas 16 pessoas testaram positivo para a doença.

As equipes passaram pelos bairros da Barra do Ribeira, Icapara, Aquarius, Vila Nova, Rocio, Porto do Ribeira, Jardim Sinhô Rollo, Jardim Primavera, Jardim América, Vila Garcez, Beira do Valo, Guaricana, Canto do Morro e Centro.

Apesar da redução da doença no município, é essencial que a sociedade iguapense continue mantendo a limpeza de seus quintais e eliminando objetos que possam acumular água.