Na última sexta-feira, 12 de dezembro, o município foi cenário para um momento histórico, o 1º Encontro Municipal dos Povos e Comunidades Tradicionais de Iguape, realizado pelas lideranças dos povos e comunidades tradicionais do município, em parceria com a Prefeitura de Iguape reunindo, no Sobrado dos Toledos, caiçaras, ribeirinhos, quilombolas e povos originários.
A abertura contou com presença de autoridades locais e estaduais que destacaram a importância da defesa dos territórios tradicionais do município. Jovens músicos da Banda Municipal Maestro Aquilino Jarbas de Carvalho deram início às apresentações, seguida da presença dos povos originários, com Mborai, cantos sagrados para trazer toda a força da ancestralidade e espiritualidade Guarani.
O encontro seguiu com uma mesa de diálogo, em que se debateu defesa de direitos e de políticas públicas para povos e comunidades tradicionais, que deve ser construída por eles, respeitando suas especificidades e seu modo de fazer, criar e viver.
Houve espaço para roda de conversa coletiva e o início da construção da Política Municipal dos Povos e Comunidades Tradicionais, um passo fundamental para o reconhecimento e a garantia de direitos.
Como resultado prático do encontro foi constituída uma comissão com representantes de cada segmento para aprofundar o debate sobre a criação do Conselho Municipal dos Povos e Comunidades Tradicionais, espaço colegiado que deverá dar as diretrizes dessa política.
E como não poderia faltar, o evento terminou com a apresentação de fandango caiçara, celebrando saberes, identidades, memórias e resistências.
Que esse seja apenas o começo de uma caminhada de respeito, diálogo e defesa dos territórios tradicionais de Iguape.
Fotos: Prefeitura de Iguape, Vanessa Muniz Honorato e Daiane Neves Alves