Na segunda-feira, dia 1º de julho, no espaço do Antigo Paço Municipal, Centro Histórico de Iguape, 25 professores regentes de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental e 6 Professoras de Apoio Pedagógico da rede municipal de ensino da Prefeitura participaram do Módulo 3: “Agrupamento Produtivo e Modalidades Organizativas da Rotina” do Programa Alfabetiza Juntos SP, desenvolvido em regime de colaboração entre o Governo do Estado de São Paulo e seus municípios.
Na segunda-feira, dia 1º de julho, no espaço do Antigo Paço Municipal, Centro Histórico de Iguape, 25 professores regentes de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental e 6 Professoras de Apoio Pedagógico da rede municipal de ensino da Prefeitura participaram do Módulo 3: “Agrupamento Produtivo e Modalidades Organizativas da Rotina” do Programa Alfabetiza Juntos SP, desenvolvido em regime de colaboração entre o Governo do Estado de São Paulo e seus municípios.
A capacitação foi desenvolvida pela equipe de formadores, que se atualizaram em curso na cidade de Santos no mês passado, no dia 04 de junho. A formadora municipal, professora Mirian Fischer, Secretária Adjunta Municipal de Educação, fez a acolhida dos cursistas com a canção infantil africana “Olelê Moliba Makasi” e distribuiu símbolos da escrita na cultura africana Adrinkra para os agrupamentos da equipe, ampliando conhecimento e estimulando a valorização das diversidades como referencial para uma sociedade democrática.
Dentro do componente Conhecimento Estético e Literário, com o capítulo 1 do livro: “Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário” da autora Delia Lerner, foi desenvolvido um jogo de perguntas e respostas utilizando a ferramenta tecnológica do mentimeter, uma plataforma on-line para criação e compartilhamento de apresentações com interatividade.
Em grupos, os cursistas fizeram o estudo de caso: “Intervenção Pedagógica - Agrupamentos Produtivos”, parte do componente: Relações entre a Teoria e a Prática e Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem.
Nesta formação, os objetivos foram: apreciar situações de leitura que contribuem para a formação de leitores; refletir sobre a importância do planejamento considerando as modalidades organizativas da rotina e realizar os agrupamentos produtivos de acordo com a intencionalidade das situações didáticas de leitura e de escrita propostas.
Neste módulo, ao participante manifestaram suas opiniões, trocaram experiências nas atividades em grupos sobre práticas de sondagens nos diferentes níveis de leitura e escrita dos estudantes e finalizaram o encontro manifestando em uma nuvem de palavras, na avaliação da formação, resultado satisfatório. Os módulos 4 a 7 serão desenvolvidos nos meses de agosto a novembro deste ano.