V EXPOAMBIENTE DE IGUAPE

 

No próximo dia 6 de junho, Iguape recebe a ExpoAmbiente, em sua quinta edição. O evento será realizado na Praça São Benedito, Centro Histórico de Iguape, das 8 às 17 horas, com a parceria de setores públicos, educacionais, de pesquisa e representantes do terceiro setor do Vale do Ribeira

A ExpoAmbiente é realizada em comemoração à Semana do Meio Ambiente, sendo um evento que conta com diversas tendas relacionadas às temáticas ambientais, além de diferentes atrações artísticas, culturais, exposições e dinâmicas voltadas ao público escolar e visitantes em geral.

Ao longo do dia, as escolas e demais visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre os trabalhos realizados pelas diferentes instituições que atuam em prol do meio ambiente, além de se divertir aprendendo e vivenciando uma experiência lúdica.

As atividades incluem apresentações diversas com temas relacionados à região e destacam a importância das Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, as áreas remanescentes das comunidades Quilombolas, amostra de diferentes formas de geração de energias renováveis, além da apresentação da rica fauna existente na Mata Atlântica, o monitoramento feito nas praias e a valorização das belezas naturais.

Os alunos devem levar suas canecas e poderão entregar óleo de cozinha usado ou lixo eletrônico
para trocar por mudas de espécies nativas do bioma de Mata Atlântica, na tenda da Fundação Florestal.

Visando a conscientização e a parceria da comunidade iguapense, durante a ‘V ExpoAmbiente 2023’ a Prefeitura apresentará dados referentes à coleta dos resíduos sólidos e ações futuras sobre coleta seletiva e, disponibilizará orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti, além de um projeto em parceira com a Colônia de Pescadores de Iguape.

O Fundo Social de Solidariedade também terá participação divulgando a ‘Ação do Coração’, que envolve a utilização de retalhos em confecções de corações e o retorno na forma de alimentos, roupas e brinquedos arrecadados.

Além da Prefeitura de Iguape, a ‘V ExpoAmbiente 2023’ contará com a participação das seguintes instituições: Fundação Florestal; ICMBio – Instituto Chico Mendes da Biodiversidade; ETEC – Escola Técnica Paula Souza – Engº. Agrº Narciso de Medeiros; Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental ¬- SPVS; Prefeitura Municipal de Ilha Comprida; Instituto Oceanográfico – USP; ITESP – Instituto de Terras do Estado de São Paulo; Vigilância Sanitária; COOPERAFLORESTA – Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo, Adrianópolis e Bocaiúva do Sul; Corpo de Bombeiros; Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Cananéia – CooperCanis; IPEC – Instituto de pesquisa de Cananéia; Projeto Rodovia SP – Mirim da Polícia Rodoviária; ACAN – Associação dos Criadores de Abelhas Nativas da Baixada Santista e Vale do Ribeira e Meliponário Jacupiranga; CAT – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral- Regional Registro e Colônia de Pesca Z7- ‘Veiga Miranda’ de Iguape.

Skip to content