TERCEIRO SETOR E TRANSPARÊNCIA

Nos dias 27 e 28 de agosto, a Prefeitura de Iguape deu mais um importante passo, no que diz respeito à transparência dos gastos públicos. Nesses dias ocorreu a capacitação e implantação de plataforma online, com a adoção de prestação de contas das parcerias realizadas com o terceiro setor passando a se dar via “software em nuvem” e em tempo real, o chamado “Siconvinho”, similar ao Siconv Federal.

O objetivo dessa nova ferramenta visa dar maior publicidade e transparência às parcerias firmadas com as entidades assistenciais do Município, que recebem recursos para auxílio na execução de atividades de interesse público nas áreas de promoção e assistência social, educação e esporte.

A medida atende as Leis nº 13.019/2014 (Lei do Marco Regulatório do Terceiro Setor), 13.204/2015 (Altera o Marco Regulatório) e 12.527/2011 (Acesso às Informações Públicas), bem como aos comunicados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (SDG 16/2018 – Transparência na divulgação de atos de entidades do Terceiro Setor e SDG 19/2018 – Exige a demonstração e identificação dos gastos custeados com recursos públicos) e Instrução TCE-SP 002/2016 (Regulamenta Relações da Administração Pública com o Terceiro Setor).

Participaram da capacitação, os servidores municipais responsáveis pelo acompanhamento do Terceiro Setor, bem como representantes das entidades: APAE, SABRO, Casa da Sopa e Associações Judô Iguapense e Judô Primavera.

A capacitação foi ministrada pelo administrador e contador Vanderley Santiago, do Instituto Gov de Sorocaba, responsável pela implantação da Plataforma “Siconvinho” e já disponível no site oficial da Prefeitura Municipal, em Serviços, “Terceiro Setor”.

\

Skip to content