PROGRAMAS DE SAÚDE

A Saúde Municipal está desenvolvendo uma série de ações visando o bem-estar da população, incluindo campanhas e programas sociais para diversos públicos.

Nas unidades de saúde do município, uma vez a cada mês acontecem os encontros da hiperdia, que reúnem cerca de até uma centena de pacientes com problemas de hipertensão e diabetes. Nos encontros, além de palestra promovida pela equipe de saúde, é verificada pressão e troca de receita e medicação, se necessário.

Com as crianças da educação infantil está sendo desenvolvida a campanha de Escovação Supervisionada. A equipe de Saúde Bucal explica de forma lúdica e orienta cada turma em idade escolar, sobre a forma correta da escovação. Todas as crianças de creches e escolas municipais participam da atividade que, além de ensinar a escovação, também distribui kits contendo pasta, escova e fio dental. Até o momento, 1160 kits foram entregues.

Já a Dançaterapia é um tratamento diferenciado oferecido a pessoas de qualquer sexo e idade, interessadas em praticar exercícios, desenvolver o convívio social e cuidar da autoestima.

Atualmente, a Dançaterapia conta com cerca de 200 participantes. Desse número, 3/4 apresentam problemas ligados à hipertensão arterial, diabetes, depressão, obesidade, ansiedade e estresse. No período de seis meses de funcionamento do programa, mais de 50 pessoas perderam em média 10 a 5 quilos, enquanto 80 outras diminuíram a medicação para controle de pressão e diabetes. Todas relatam melhoras para dormir, melhora no humor e diminuição de dores musculares.

Cada participante realiza consultas individuais no posto de saúde com enfermeiro, clínico geral e nutricionista, sendo assistido na Dançaterapia pela enfermeira Silvana, responsável pelo programa e pelo acompanhamento da saúde do participante, a par de uma medição quinzenal de peso.

Para participar é necessário apenas passar por uma primeira consulta com médico e nutricionista, para avaliação de condicionamento físico.

Com esses programas, a Saúde Municipal está procurando atender o munícipe em suas necessidades e verdadeiro bem-estar.

\

Skip to content