PARCERIA ENTRE SECRETARIA DE SAÚDE E CIM

 

Na última sexta-feira (29/09), foi realizado o primeiro encontro entre equipes da secretaria municipal de Saúde e do Centro de Inclusão Municipal – CIM ‘Professora Cidinha’, para a criação de fluxos de atendimento e assistência psicológica abrangendo crianças com faixa etária de 0 a 10 anos, matriculadas na rede municipal de ensino, para que sejam encaminhadas para atendimento psicológico, entre outras terapias especializadas, incluindo a assistência ao autista.

Esse encontro atende à uma demanda apontada há cerca de um mês e meio através de uma visita ao CIM pela equipe da Saúde, com a presença dos secretários João Sakô (Saúde) e Gabriel Marcos Spínula (Educação), e a previsão é de que haja reuniões periódicas entre as equipes para acompanhamento dos pacientes e alinhamento dos atendimentos prestados, fortalecendo a linha de cuidado à criança.

O objetivo principal da parceria é a ampliação da equipe multidisciplinar e o compartilhamento de conhecimento e experiências profissionais entre os colaboradores envolvidos, viabilizando resultados em uma abordagem mais ampla e resolutiva do cuidado com essas crianças.

Foram debatidas as abordagens de cada setor, bem como a linha de trabalho e fluxos já praticados nas Secretarias, tendo em vista que trata-se de alunos da rede municipal de ensino, também potenciais pacientes da saúde. Dessa forma, foi de comum acordo a formalização de Protocolos de Atendimento, para que o aluno/paciente seja assistido de forma mais abrangente.

Também ficou definido o alinhamento da assistência ao paciente com TEA, considerando que os benefícios da avaliação multidisciplinar no autismo são inúmeros, tanto para os pacientes, como para os familiares e para a própria equipe multidisciplinar.

A coordenadora de Atenção Especializada, Maíra Bitencourt, esteve presente ao encontro, ao lado da equipe da Secretaria de Saúde: psicólogos; fonoaudiólogo; terapeuta ocupacional; assistente social e nutricionista. Da equipe do CIM, participaram a secretária adjunta municipal de Educação, Miriam Fisher, e a equipe composta pela diretora do CIM, psicóloga, assistente social, psicopedagoga, professores e fisioterapeuta da Educação.

Skip to content