ORIENTAÇÕES E PROVIDÊNCIAS ADOTADAS NA SAÚDE DE IGUAPE

ORIENTAÇÕES E PROVIDÊNCIAS ADOTADAS NA SAÚDE DE IGUAPE

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Iguape informa que já adotou todos os protocolos indicados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde, em relação ao novo Coronavírus (COVID-19).

A Direção Regional de Saúde – DRS está monitorando e tratando os riscos de contaminação de forma regional, implantando protocolos de atendimento hierarquizado entre os diversos serviços de saúde da região.

Seguindo orientações da Secretaria de Estado, os serviços de saúde do município estão voltados prioritariamente para a contenção da crise. A divisão de Educação em Saúde e a Vigilância Sanitária estão voltadas a disseminar informações e esclarecer dúvidas nas escolas, asilo, Casa da Criança e do Adolescente, entre outros serviços.

Alertamos que consultas e exames de rotina poderão ser prejudicados em função do atendimento prioritário do protocolo de contenção da crise.

Uma vez que aglomerações devem ser evitadas ao máximo, o atendimento do serviço de saúde poderá se restringir a um número menor de pacientes, tanto a fim de evitar aglomerações como disponibilizar mais profissionais para o momento imposto pelo COVID-19, de forma que pedimos a compreensão de todos diante da situação excepcional vivenciada.

O Departamento de Saúde está preparando um local próprio de atendimento para casos de suspeita do COVID-19, no intuito de não expor demais pacientes ao contato com o vírus.

Está agendada para a terça-feira, 17/03, a instalação de linhas telefônicas exclusivas para tirar dúvidas e orientar os munícipes. Tão logo disponíveis, a informação será amplamente divulgada, em especial no site da prefeitura. Assim, dúvidas poderão e deverão ser dirimidas por telefone, evitando aglomerações.

Todo cidadão deve evitar lugares fechados e aglomerados. Neste sentido, pedimos a todos que avaliem a real necessidade de procurar atendimento dos serviços públicos neste momento, de modo a se evitar locais com grande quantidade de pessoas.

O Transporte de Pacientes já foi orientado a disponibilizar álcool gel e máscaras protetoras, contudo, a empresa responsável pelo transporte enfrenta dificuldades para aquisição desses itens, como também a Prefeitura, diante da escassez que já se verifica no mercado pela alta procura.

O município possui estoque de álcool gel e máscaras para uso normal e não excepcional.

Diversos pedidos de reforço do estoque foram feitos à empresa fornecedora, vencedora de licitação pública, porém nenhum atendido. A empresa alega não ter disponibilidade desses produtos.

Valendo-se da Lei Federal 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a Prefeitura já está em processo de aquisição de novos estoques desses produtos. Frente à falta também no comércio local, os pedidos serão reforçados, porém, neste momento, não há possibilidade de distribuição de máscaras e álcool gel de forma ampla.

Por oportuno, máscaras faciais não são recomendadas para o público em geral. A máscara é fundamental apenas para quem apresenta sintomas (febre ou tosse) e para quem está em contato direto e cuidando de pessoas doentes.

Com efeito, os especialistas recomendam o uso de máscara para proteger os outros.

O álcool gel é eficaz, mas muito mais eficaz é a lavagem das mãos com água e sabão de forma adequada.

O COVID-19, em que pese apresentar riscos elevados de contaminação, apresenta também baixa taxa de mortalidade. A contaminação é evitável através de medidas simples de higiene já divulgadas em larga escala pela imprensa. Nesse sentido, o pânico é desnecessário, e pode dificultar as ações para a contenção da crise.

Por fim, o Departamento de Saúde informa que não está autorizado a emitir atestados médicos para pessoas não infectadas pelo vírus. Apenas nos atendimentos, quando justificável, o atestado médico devido será emitido.

Outras informações serão divulgadas no site da Prefeitura na medida da necessidade.

Agradecemos a atenção e compreensão de todos.

Iguape, 16 de março de 2020

Wilson Almeida Lima

Prefeito

Skip to content