Durante a Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus de Iguape, quem foi ao Centro de Eventos ‘Prefeito Casemiro Teixeira’ na noite de 4 de agosto pode acompanhar o lançamento do curta-metragem intitulado “A pedra que cresce”, uma adaptação cinematográfica do célebre conto de Albert Camus, ambientado em Iguape.
Com a presença do diretor, produtor e roteirista do filme, Matheus Benites, o curta-metragem inédito, que foi concluído em 2022 e tem duração de 27 minutos e 40 segundos, foi exibido nos telões do espaço construído para receber a parte comercial e cultural da popular Festa de Agosto.
Nesta adaptação do conto de Albert Camus, d`Arrast, um engenheiro francês, chega à cidade de Iguape para trabalhar. Ele conhece um cozinheiro de um navio que prometeu carregar uma pedra acima de sua cabeça durante a procissão católica da cidade. Uma noite antes do evento, no entanto, d’Arrast acompanha o homem à festa de Ogum, um orixá de Umbanda. Tocado pela fé e alegria do cozinheiro, assim como pela cultura local, o estrangeiro repensa sua maneira de encarar a vida e seu passado.
Albert Camus foi um escritor, filósofo, romancista, dramaturgo, jornalista e ensaísta franco-argelino, vencedor do Prêmio ‘Nobel de Literatura’, que visitou Iguape em 1949 e se inspirou na história local para escrever um conto.
Curta-metragem “A pedra que cresce”
Ficha técnica:
Produção – Daniel de la Riva e Matheus Benites
Roteiro adaptado – Cadu Motta, Daniel de la Riva e Matheus Benites
História – Albert Camus
Direção – Matheus Benites
Direção de fotografia – Fernanda Novaes
Ass. Direção – Fernanda Loubach
Direção de Arte – Daniel de la Riva e Banditt
Som direto – João Vitor Vieira
Edição e mixagem de som – Gustavo Andriewski
Cartaz – Felipe Rezende
Elenco – Mathieu Sintomer, Anderson Oliveira, Mouro, Damião Teixeira, Guilhermo Marcondes, Rafael Doce, Rosa Silva, Kelly Cena, Banditt.
Para acessar o filme é só clicar no link https://youtu.be/KgbPtcmbz60