O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (22/12) novas restrições para conter o recrudescimento da pandemia, com o retorno à fase vermelha de todas as regiões do estado entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro.
A medida extrema leva em conta a evolução de casos, internações e mortes em decorrência da COVID-19. Além do regresso momentâneo à etapa mais restritiva de controle da pandemia, nenhuma região deverá retornar à fase verde – a penúltima na escala de abrandamento – durante o mês de janeiro.
Entre 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro, somente atividades essenciais poderão funcionar. Nestes seis dias específicos, o atendimento presencial está proibido em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados.
Nos demais dias, todo o estado (com exceção da região de Presidente Prudente) continua na fase amarela, a terceira das cinco estipuladas pelo Plano SP.
Na fase amarela restaurantes podem funcionar até as 22 horas, com serviço de bebida alcoólica apenas até as 20 horas, enquanto bares devem fechar as portas até as 20 horas. Lojas de conveniência também deverão parar de vender bebidas alcoólicas às 20 horas. A capacidade de ocupação desses estabelecimentos deve ser mantida em 40%.
Registre-se que o decreto estadual é de cumprimento obrigatório e se aplica a todos os municípios, indistintamente. As prefeituras têm autonomia apenas (e sendo o caso) para ampliar o rol de restrições previstas no Plano SP.
Nova reclassificação do faseamento foi remarcada do dia 4 para 7 de janeiro.