MICROPLANEJAMENTO PARA VACINAÇÃO DE ALTA QUALIDADE

A equipe da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Iguape juntou-se aos coordenadores da Atenção Básica e das Vigilâncias em Saúde dos municípios do Vale do Ribeira para participar nos dias 20 e 21 de setembro, da ‘Oficina de Microplanejamento Regional para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade.

O encontro foi realizado no auditório do Departamento Regional de Saúde – DRS VXII, em Registro, no intuito de iniciar o processo de Microplanejamento, que é uma das etapas das atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) e um dos critérios estabelecidos por Portaria do Ministério da Saúde, para o recebimento de incentivo financeiro aos municípios, que têm como objetivo resgatar as altas coberturas vacinais dos programas de rotina.

O intuito é que cada município venha garantir o monitoramento e o cumprimento dos critérios de alta qualidade em vacinação, de acordo com a realidade local, resgatando as altas coberturas vacinais, mantendo assim, o controle das doenças imunopreviníveis.

Durante a oficina foram apresentadas as propostas do Microplanejamento, componentes em todos os níveis de gestão, como: compromisso e prioridade política; orçamento; organização; gestão local; logística; rede de frio; planejamento adequado; definição de estratégias; ações de vacinação; mobilização social; sistema de informação; vacinação segura; vigilância epidemiológica; formação, supervisão, monitoramento e avaliação.

Inicialmente, deverão ser formados os Comitês de Coordenação nos municípios para o planejamento e a execução das ações, com a coordenação municipal sob responsabilidade das secretarias de Saúde.

Os comitês devem formular, validar e acompanhar a agenda de trabalho anual, incluindo o microplanejamento, que deve considerar a execução orçamentária. São também propostas reuniões periódicas, com registro de todas as discussões e decisões em ata e compartilhamento com os participantes e gestores.

De Iguape, estiveram presentes na oficina, a coordenadora da ESF Lidiane Vieira; a coordenadora de Educação em Saúde, Christian Mara; e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eliane Loriato.

Skip to content