Produtores caseiros de Iguape, que realizam a feirinha de domingo no centro, na Praça da Basílica, participaram do “Programa de Capacitação da Feira do Produtor Rural”. A capacitação teve início em abril de 2018 e se encerrou no dia de hoje, 12 de novembro de 2018. Trinta e seis agricultores familiares participaram ao todo do programa de capacitação.
O último módulo realizou um debate dinâmico e muito divertido sobre os fatores positivos e negativos da feirinha (Análise F.O.F.A). A partir das opiniões emitidas, definiu-se um plano de ação para ser trabalhado pelos produtores em conjunto com a Prefeitura Municipal. Assim que os esforços e trabalhos devem continuar para que a teoria vire prática, e a Feirinha do Produtor Rural se torne ainda mais forte, por meio da união do grupo com o poder público municipal.
A capacitação foi uma realização conjunta da Prefeitura de Iguape, através da coordenadora da divisão municipal de Convênios, Giulia Bezerra, em ação integrada com o Sebrae SP e a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo.
O programa de capacitação desdobrou-se em quatro módulos, num total de 32 horas de formação envolvendo organização e funcionamento de empreendimento coletivo, importância de ações associativas, organização da produção, higiene, qualidade e apresentação de produtos, gestão de negócios e planejamento estratégico.
A capacitação foi ministrado pelos técnicos da CATI, Tais Cristina Canola e Meire de Cassia Ribeiro Felix, e pelo Conselheiro Regional da APAER (Associação Paulista de Extensão Rural), Tiago Marques de Oliveira.
As despesas foram custeadas com recursos estaduais proveniente do “Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado”, que tem por objetivo ampliar a competitividade e proporcionar o acesso ao mercado dos agricultores familiares organizados.
\