VERÃO NO CLIMA

O projeto Verão no Clima 2019, uma parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente com a Prefeitura de Iguape, continua desenvolvendo diversas atividades de educação ambiental na Barra do Ribeira, Praia da Juréia.

Lixeiras começaram a ser produzidas com material mais resistente enviado pela Prefeitura Municipal, assim como foram instaladas 21 placas de conscientização e 22 bituqueiras em toda a área de banhistas, entre as duas avenidas principais, com a colaboração do comércio local Levenlevo, que cortou todas as madeiras que foram reaproveitadas, uma vez recolhidas das ruas, para a confecção das placas.

Gincana sobre a importância do lixo não chegar à praia foi realizada com jovens.

No dia 10, domingo, muita sujeira foi descartada na praia pelos turistas de um dia, chegados em 17 ônibus no total. A maior parte do descarte é de copos na beira d’água, latinhas, bitucas e garrafas pet. Ao todo, foram coletados 123 quilos de lixo, só no entorno das excursões.

Alguns turistas tentam ajudar, deixando seus resíduos amarrados em sacos na areia. Porém, com o vento forte ou na presença de animais, muita coisa acaba sendo espalhada. Felizmente, uma parte mais consciente descarta seu lixo diretamente nas lixeiras. O que deveria ser o padrão, diga-se.

Após separado o material coletado, com os produtos foram montados “jogo da velha”, feito com tampas de garrafa pet achadas na areia, e “quebra-cabeça”, feito a partir de palitos de sorvete.

Em decorrência das fortes chuvas, o trabalho foi realizado em espaço interno disponibilizado pela Prefeitura Municipal, com a equipe trabalhando na realização de lixeiras com pneus inservíveis, de maior durabilidade e disponibilidade na região o ano todo.

Fato é que o trabalho de conscientização não para.

\

Skip to content