Home / Notícias / SEMANA DA MULHER TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
SEMANA DA MULHER TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

SEMANA DA MULHER TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A Prefeitura de Iguape realiza entre os dias 7 e 9 de março uma programação diversificada e voltada ao público feminino, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 8, com palestras, apresentações musicais e oficinas. Tudo aberto ao público.

Como parte das comemorações, os alunos dos cursos oferecidos pela Prefeitura Municipal, através do Departamento de Ação e Promoção Social e CRAS, irão apresentar os resultados da aprendizagem. Decoração, desfile de moda e degustação de alimentos feitos com biomassa serão apreciados pelo público presente.

Em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o curso para criação de “Biomassa de Banana-Verde” foi oferecido ao público participante de programas governamentais e pequenos produtores rurais. No curso recém-concluído, a instrutora Onice Souza Gauglitz ensinou o passo a passo da criação artesanal do produto, desde a extração por cozimento, trituração e congelamento para ser comercializado.

WhatsApp Image 2018-03-01 at 20.05.02

A biomassa se trata de um alimento funcional para ser misturado às receitas, pois, quando consumida, além das funções nutricionais básicas acarreta efeitos benéficos à saúde, proporcionando saciedade, maiores nutrientes e diminuindo o apetite, contribuindo em dietas para redução de peso e sendo indicada para diabéticos, os que sofrem de colesterol alto ou prisão de ventre.

A banana-verde, rica em amido, também apresenta a vantagem de ter a casca utilizável em receitas, não havendo sobras de alimento.

Outro curso oferecido pela Prefeitura de Iguape, e com apoio do programa Acessuas Trabalho, foi o de “Flores de EVA (espuma vinílica acetinada)”, ministrado pela monitora voluntária Kelly Cristina e que contou com ajuda de parceiros locais. O material criado nas aulas irá decorar o Espaço Canto do Morro, onde acontecerão as atividades da semana da mulher.

WhatsApp Image 2018-02-28 at 11.56.14

No espaço, um desfile de moda das alunas do curso “Roteiro de Costura da Escola de Moda” movimentará a quinta-feira. No curso em andamento e que tem a orientação da professora Maria Isabel é ensinado todo o processo para criação da roupa, desde a modelagem.

Alunas que chegaram totalmente cruas já estão produzindo peças inteiras. Algumas vêm de longe, como Roseneide, do bairro Itimirim, que não perde uma aula e planeja montar seu próprio ateliê.

IMG_7953

Todos os cursos procuram auxiliar os inscritos na capacitação para o mercado de trabalho.

Quem se interessar em participar de próximos cursos ou oficinas precisa se inscrever no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou no Departamento Municipal de Assistência e Promoção Social (DAPS) e participar das reuniões frequentes, marcadas pela Assistência Social.

Venha participar e prestigiar as atividades da programação pelo Dia da Mulher!

O Espaço Canto do Morro fica na Av. Jânio Quadros, à frente do antigo pedágio.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

07-03 – Quarta-feira

13h30 – Abertura
Exposição: Mulher- Inclusão, qualificação e inserção no mundo do trabalho

13h45 – Palestra “Saúde da Mulher”, pelo Dr. Jurandyr H. de Souza Boucinha, médico ginecologista

14h45 – Apresentação do grupo de dança “Melhor Idade”

15h00 – Zumba – Vem Dançar Comigo

15h30 – Apresentação do grupo “Meninas da Banda Maestro Aquilino Jarbas de Carvalho”

08-03 – Quinta-feira

13h30 – Dia da Beleza Feminina – Automaquiagem, corte de cabelo e manicure

14h30 – Desfile de Moda – Alunas do Curso Oficina de Costura da Escola de Moda

15h00 – Apresentação musical: Marcos Machado

16h00 – Degustação de produtos desenvolvidos pelos alunos do Curso “Processamento Artesanal de Banana Verde – Biomassa”

09-03 – Sexta-feira

13h30 – Palestra “Direito da Mulher: Avanços e Desafios”, pela Dra. Carla Arnoni Almeira, advogada

14h50 – Apresentação do grupo de chorinho “Janelas e Beirais” e coquetel de encerramento

15h50 – Apresentação Musical: Netto Pio

*Presença de profissionais da Saúde todos os dias

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*