PLANO DE AÇÃO DA EDUCAÇÃO

O Departamento Municipal de Educação da Prefeitura de Iguape promoveu na quarta-feira, 19, encontro para a apresentação do plano de ação de seus gestores e equipes, desenvolvido nas unidades escolares, com ênfase nas 10 competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A BNCC é um documento normativo para a rede de ensino, de referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil é fundamental.

As apresentações socializaram o trabalho pedagógico realizado pelos docentes com seus educandos, ao longo do segundo semestre de 2018, em cada unidade de ensino municipal.

No período da manhã aconteceram as apresentações da Educação Infantil e, no período da tarde, Ensino Fundamental.

São direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, ampliando possibilidades de práticas da mobilização de conhecimentos, habilidades cognitivas e socioemocionais, além de atitudes e valores para o exercício da cidadania na vida cotidiana.

O Ensino Fundamental é formado por componentes curriculares como Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua inglesa, Matemática, Ciências, História e Geografia que estimulam os alunos no desenvolvimento de competências, conforme apontado pela BNCC, tais como: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.

Tudo apresentado de forma satisfatória, com a interação e inspiração que as escolas puderam mostrar umas às outras, preparando-se ainda para o ano vindouro.