OFICINA DE TURISMO

Nos dias 14 e 15 foi realizada Oficina de Planejamento Participativo de elaboração do Plano Diretor de Turismo de Iguape, uma iniciativa da Prefeitura de Iguape, coordenada pela empresa Muriqui Ecoturismo e que contou com ampla participação de público.

Contratada através de licitação realizada em novembro, a empresa Muriqui Ecoturismo é especializada em consultoria turística e usou o espaço da Associação Cultural Nipo-Brasileira (Clube Japonês) para apresentar aos inúmeros presentes dos mais diferentes setores sociais o resultado do material de pesquisa colhido durante a fase de levantamento de dados e análises sobre qualidades, fraquezas e ameaças que os presentes detectavam em relação a Iguape.

Com público acima da média, durantes os dois dias da oficina foram formados grupos integrados por comerciantes, empresários, estudantes, ambientalistas, servidores e munícipes de diversos bairros da cidade. Moradores da Barra do Ribeira tiveram transporte cedido pela Prefeitura.

Entre os inúmeros pontos levantados como qualidades de Iguape, vários dizem respeito ao ecoturismo, mergulhos, trilhas, esportes radicais, paisagem natural e histórica, culinária e turismo religioso. Entre fraquezas e ameaças apontadas, as mais referidas foram falta de brigada de incêndio, conservação dos prédios históricos, acessibilidade para os deficientes físicos e estratégias para o turista de temporada.

Todo o material reunido dos dois dias de evento será analisado e servirá de complemento aos dados levantados pela Muriqui para sistematizar o Plano Diretor de Turismo, a ser analisado pelo Conselho Municipal de Turismo de Iguape e, na sequência, encaminhado à apreciação da Câmara Municipal.

A iniciativa da Oficina de Planejamento Participativo de Turismo foi elogiada por todos e apontada para que se repita mais vezes. A participação da sociedade é fundamental para a criação, execução e fiscalização de projetos para a melhoria da cidade.\

Skip to content