Home / Notícias / O TRABALHO NO CAPS
O TRABALHO NO CAPS

O TRABALHO NO CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Iguape é a porta de entrada para os pacientes com transtornos graves e persistentes, visando tratamento, reinserção social e melhora no convívio familiar.

A unidade de atendimento abrange um variado número de sofrimentos psíquicos, como depressão, síndromes diversas, esquizofrenia e pessoas com quadros de dependência de substâncias psicoativas, como fumantes ou alcoólatras.

Para tanto são ofertados serviços como terapia, assistência médica psiquiátrica, grupo antitabagismo e atividades interativas direcionadas, a fim de trabalhar a parte social e física dos atendidos.

Às segundas e sextas-feiras, usuários e psicóloga reúnem-se em roda de conversa para partilha e conscientização a respeito do final de semana, assim como participam de atividade física desenvolvida e aplicada por fisioterapeuta.

Às terças-feiras são realizadas oficinas de culinária saudável, preparadas pelos participantes com auxílio de nutricionista e usando ingredientes retirados da horta local que os próprios pacientes cultivam e também funciona como terapia ocupacional.

Artesanato (confecção de bolsa e puxa saco com caixas de leite vazias, fuxico, pintura de pano de prato etc) é trabalhado às quartas-feiras, valorizando o potencial criativo dos pacientes. No mesmo dia também jogam partidas de xadrez.

Dançaterapia e terapia lúdico-motora são aplicadas na quinta-feira para melhoria da saúde física e mental dos pacientes que, em razão da medicação, por vezes mostram-se sonolentos e indispostos.

Ainda este ano o CAPS ganhará uma nova sede, em construção e fase de acabamento numa área de dois mil metros quadrados, no Porto do Ribeira.

A assinatura do convênio com o Governo do Estado que permitiu Iguape receber CAPS e UBS se deu em julho de 2017, tornando-se possível na medida em que o Município se colocou em dia com suas obrigações e viabilizou, como contrapartida, as áreas requeridas para construção.

Os serviços disponíveis gratuitamente pelo CAPS podem ser acessados no seguinte endereço: Rua Capitão José Izidro de Oliveira, 43 – Canto do Morro. Telefone (13)3841-4687.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*