Home / Notícias / FEBRE AMARELA – NOTA TÉCNICA
FEBRE AMARELA – NOTA TÉCNICA

FEBRE AMARELA – NOTA TÉCNICA

 

A Prefeitura de Iguape, por seu Departamento de Saúde/Vigilância em Saúde, ratifica a confirmação do primeiro caso de positividade de Epizootia em macacos para Febre Amarela, verificado na divisa entre Pedro de Toledo e Iguape.

A intensificação da vacinação em Iguape foi iniciada em 26 de fevereiro, conforme anunciado, e é aplicada em todos os postos de saúde do Município e permanece disponível para toda população, acima de 9 meses de idade, em qualquer dia da semana.

A maior frequência da Febre Amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas. A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela, ou tomado a vacina contra a doença, é picada por um mosquito infectado.

Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos.

As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

A medida mais importante para prevenção e controle da febre amarela é a vacinação.

Sábado, dia 03 de março, será realizado um dia intenso de aplicação da vacina na Unidade Mista, das 08h às 16hrs. Para receber a dose, é necessário apenas levar a carteira de vacinação.

Em caso de dúvidas, procure a unidade próxima de sua residência ou pelo telefone 3841-1444.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*