Home / Notícias / CMDRS
CMDRS

CMDRS

Realizou-se na última segunda-feira, 6 de maio, a 5ª reunião ordinária do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Iguape. As reuniões do CMDRS são mensais e acontecem toda primeira segunda-feira de cada mês, nas dependências da Casa da Agricultura.

A reunião compreendeu dois momentos. No primeiro, conduzida pelos representantes da Fundação ITESP, os técnicos Milton Wolf e Thiago Vitor esclareceram para os representantes de bairros e comunidades convidadas, as particularidades da Lei Estadual nº 16.475/2017, que trata da regularização fundiária em terras devolutas estaduais na zona rural.

Os trabalhos de regularização fundiária em Iguape se encontram em fase de planejamento e sensibilização das comunidades e interessados e terão início entre nós por um projeto piloto a ser desenvolvido a partir dos bairros Itimirim, Capuava do Momuna e cercanias, como Retiro, Itatins, Jairê, Cavalcante, etc.

Na sequência, a reunião tratou da pauta propriamente da agricultura, como as demandas da feira do produtor e de manutenção das estradas rurais, fortemente afetadas pelo intenso período de chuvas.

Presentes à reunião representantes de comunidades rurais, terras indígenas, quilombo Aldeia, Sindicato Rural de Iguape, Associação Estação Itimirim, Núcleo de Pesquisa e Conservação da Fauna e Flora Silvestre – NPC, Associação de Amigos e Moradores dos Bairros Arataca e Capuava do Momuna, produtores dos Bairros Itimirim e Capuava do Momuna, técnicos da Cati e da Defesa Agropecuária, e os vereadores Rogério Ribeiro Andrade, Paulo Tanaka e Clayton Negri, presidente da Câmara Municipal. A Prefeitura de Iguape esteve representada no evento pela diretora de Convênios, Giulia Barretto.

Em Iguape a regularização fundiária recebe no momento um grande impulso, com a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Itesp. Uma audiência pública de esclarecimento se realizará em breve, sobre as iniciativas em andamento. O ITESP contará com um reforço técnico visando melhor atendimento e informação sobre os trabalhos sendo realizados e benefícios à população iguapense. Maiores informações podem ser obtidas no atual escritório da Fundação ITESP, localizado à Rua Major Moutinho, 204 – Centro.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*