Home / Notícias / ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA REUNIÃO EM SÃO PAULO
ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA REUNIÃO EM SÃO PAULO

A convite da secretária de Desenvolvimento Social do Governo do Estado, Célia Parnes, os gestores da Assistência Social dos municípios da região do Vale do Ribeira participaram de uma reunião no dia de ontem (11/06) em São Paulo, para informação e debate das ocorrências em razão das chuvas recentes, com implicações na Assistência Social.

Presentes na reunião os municípios de Iguape, Itariri, Juquiá, Ilha Comprida, Eldorado, Sete Barras e Barra do Turvo. Presentes ainda a diretora da DRADS Vale do Ribeira e os diretores estaduais da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial.

Os municípios tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas em decorrência das fortes chuvas, principalmente em relação à assistência com cestas básicas de famílias necessitadas, dado que perderam sua produção agrícola, como ainda telhas etc, para aquelas que tiveram suas casas afetadas.

A secretária informou estar articulando com a Defesa Civil essas questões, bem como a discussão de um protocolo de procedimentos diante dos casos de calamidade, como o que recentemente afetou a região.

Os gestores presentes também tiveram a oportunidade de apresentar demais demandas pautadas pela Câmara Técnica da Assistência Social do Codivar, como é o caso da população em situação de rua e local de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica.

Frisou-se que a questão da população de rua envolve muita drogadição e alcoolismo, sendo necessária articulação permanente com a Saúde para casos de internação e tratamento dessas pessoas.

No caso da violência doméstica e na medida em que afeta todos os municípios da região, os gestores solicitaram equipamento regional que atenda essa demanda específica, pois os municípios isoladamente não possuem condições para tanto. A secretária se comprometeu a debater diretamente na região a problemática, com capacitações e criação de alternativas de equipamento regional.