APOIO AOS MUNICÍPIOS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Representantes dos municípios do Vale do Ribeira e Litoral Sul reunidos em Registro, no último dia 14 de março, participaram do encontro da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), com palestras de técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Logística Reversa, Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sigor) e boas práticas na gestão de resíduos sólidos foram os temas abordados com o objetivo de orientar os municípios para a melhor gestão dos resíduos. As palestras fazem parte da gestão portas abertas da CETESB e atendeu solicitação do Codivar à diretora-presidente da agência ambiental estadual, Patrícia Iglecias.

“Instrumento de gestão, os consórcios têm função importante para conseguirmos implantar soluções regionais no estado de São Paulo. E a CETESB contribui disponibilizando seus profissionais para dar suporte técnico aos municípios em vários temas, como os que palestramos neste encontro”, ressaltou o assistente executivo João Luiz Potenza.

De acordo com o superintendente da Codivar Wilber Rossini, as palestras facilitaram o acesso a informações e ferramentas. “Foi importante para esclarecer as dúvidas dos gestores e incentivá-los a implementar as ações em seus municípios”, destacou.

Entre os participantes, o presidente do Codivar e prefeito de Miracatu Ezigomar Pessoa, o prefeito de Sete Barras Dean Martins e os vereadores de Pedro de Toledo Marco Melhado e de Eldorado Ricardo Chimichaque. Da CETESB, Lia Helena Demange, João Luiz Potenza e Fernando Antônio Wolmer.

Iguape esteve representado no encontro pela diretora municipal de Meio Ambiente, Fátima Colaço.

[Fonte: Cetesb com alterações]